AS TRÊS
TEORIA DA EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE
A Epistemologia Convergente, segundo Jorge Visca, tem suas
bases nas escolas psicanalíticas, piagetiana e psicologia social de Enrique
Pichon Rivière.
Segundo Visca, é necessária a existência de um instrumento conceitual
que faça a ponte entre os aspectos gerais de um estudo diagnóstico, o caso
particular que se está investigando e um instrumento que deve orientar a
prática do diagnóstico psicopedagógico a Epistemologia Convergente possibilita alguns caminhos de acesso para sistematização do
conhecimento, organizado através da Matriz do Pensamento Diagnóstico, que é um
instrumento conceitual, que possibilita o ir e vir constante, focando e distanciando-se
do fenômeno. É isso que permite a reflexão sobre o sintoma da instituição, a
instituição em relação ao sintoma e a concepção de mundo, de sociedade que se articula nesse
espaço de aprendizagem.
Vertentes teóricas da epistemologia
convergente: Escola de Genebra (piagetiana); Papel da epistemologia na
educação e na teoria/prática psicopedagógica. Enquanto Piaget faz várias
experimentações que tem como resultado novas descobertas, sobre o epstemologico
e a hipótese. No trabalho clínico, o psicopedagogo busca não só compreender o
porquê de o sujeito não aprender algumas coisas, mas o quê ele pode aprender e
como. A busca desse conhecimento inicia-se no processo diagnóstico, momento em
que a ênfase é a leitura da realidade daquele sujeito para então proceder a
intervenção, que é o próprio tratamento ou o encaminhamento
Psicanálise (freudiana) Método clínico da epistemologia
convergenteFreud Coloca-se o método clinico com uma evolução em duas
vertentes uma a psicanalise outra epistemologia genética e
Melanie Klein , que dedicaram a psicanálise de crianças e abordaram novos
conceitos de movimentação ,onde a criança deixa de ser estático , e usa de
métodos lúdicos para novas conceituações. Mas conserva a individualização do
trabalho.
Psicologia Social (de
E. Pichon-Rivière Pichon-. Já a psicoterapia do adolescente passa do
enfoque individual para o grupal. Estilo este usado por Pichon Riveire que
considera o grupo como unidade de funcionamento.
Riviére ensinam a importância da interação grupal. Fundamentado na perspectiva
da aprendizagem, o aprender a pensar é organizado através da tarefa em grupo
com objetivos em comum.
No grupo, as pessoas articulam-se para concretizar os
objetivos e aprendem a lidar com as ansiedades e obstáculos, a questionar a falta e a buscar
soluções. A sistematização do conhecimento se dá através do coletivo. A tarefa educativa
como produto da ação coletiva só é possível quando o grupo aprende a transformar
a ação individual numa coletiva.
Processo de ensino- aprendizagem, psicopedagogia e educação
inclusiva
AS
CONTRIBUIÇÕES DAS TRÊS TEORIA NO ENSINO EPISTEMOLOGICO:
Papel da
epistemologia na educação e na teoria/prática psicopedagógica Psicanálise
(freudiana) Método clínico da epistemologia convergem Psicologia Social (de E. Pichon-Rivière
Pichon-. Já a psicoterapia do adolescente passa do enfoque individual para o
grupal resultado de uma transformação qualitativa,Tal
contribuição possibilita uma reflexão a partir da idéias de se articular
saberes, proporcionando um melhor fluxo do conhecimento, abrindo
caminhos para a compreensão do fenômeno da aprendizagem.
A concepção de aprendizagem apresentada pela Epistemologia
Convergente está relacionada ao esquema evolutivo da aprendizagem, através
das relações vinculares. Refere-se aos aspectos afetivos e também cognitivos que se
estabelecem desde o nascimento, no contato com a função maternante, ampliando-se
as relações para a família, a comunidade e a escola. Portanto, o aprender não
se restringe à escola, mas é
inerente ao desenvolvimento humano durante toda a sua
existência, através das interações com o outro.
Segundo Visca, tais obstáculos podem estar relacionados a diferentes áreas:
cognitiva, afetiva, funcional
e/ou cultural.
processo de intervenção mais elaborado. Seus objetivos e critérios
utilizados para fixar o enquadramento psicopedagogico,os conhecimentos da
epistemologia genética com os da psicologia dinâmica, os conteúdos,elementos do
enquadramento, o grau de distanciamento e sua avaliação. Enquadrar significa a
possibilidade de pensar/ sentir/ agir um contrato, de organizar um combinado,
para podermos ter claro quando é possível cumpri-lo ou não e para podermos
avaliar o porquê das possibilidades e das impossibilidades. Colocando o
tempo,lugar , freqüência,duração e caixa de trabalho , como elementos
necessários para que se firme tal conceito.. Citando alguns estudiosos da
Psicanálise como Hung-Hellmuth, Ana. Segundo Pihon Riviere ,o enquadramento
facilita a transição de um tempo e um espaço próprios, partindo do princípio do
prazer. Tendo como ponto de partida quatro conceitos básicos: logística,
estratégia, tática e técnica . Conceitos que contribuem para o tratamento não
cair na rigidez nem no caos , permitindo a flexibilidade operativa.
O enquadramento é o “esquema”, “conceitual” e
“referencial” com que vou “operar”. Estes quatro termos traduzem-se como o
esqueleto de conceitos formados a partir de todas as experiências vitais
profissionais e não-profissionais que servirão de referência ou ponto de
compreensão e apoio para operar sobre a realidade. O tempo é a unidade durante
a qual assiste o sujeito, podendo variar de acordo com o paciente. O tempo de
50 minutos deriva da necessidade de não-contaminação e da comodidade. A
contaminação pode ocorrer tanto no paciente como no profissional. O espaço que
é o consultório é outro fator que precisa ser analisado, pois o consultório é
um prolongamento do psicopedagogo e um dos intermediários oferecidos pelo
mesmo.Usa-se alguns critérios para definir o
consultório(comodidade,segurança,seleção de reativos ,não-modificação de
ancoragens e ancoragens diferenciais) critérios estes que tem vigência para a
caixa de trabalho. A caixa de trabalho é uma propriedade temporária – no
instante do tratamento – do educando. Também nela contém objetos que foram
especialmente escolhidos. Tem elementos capazes de promover, se forem bem
mediados pelo terapeuta, a superação ou a minimização das dificuldades de aprendizagem.
A caixa de trabalho é única,porque será usada por um único paciente(individual
ou grupal). A organização de uma Caixa de Trabalho está estreitamente ligada
aos resultados da avaliação diagnóstica psicopedagógica.Será pois a avaliação
do real da criança, que subsidiará a construção (que materiais colocar dentro
dela) dessa caixa. Os objetos especialmente selecionados deverão considerar e
respeitar aspectos tais como: idade cronológica e idade de desenvolvimento;
interesses; características sócio-culturais; sexo; facilidades e dificuldades;
funcionamento para aprender e diferenças funcionais; nível de apropriação da
linguagem escrita; vínculos afetivos estabelecidos com as situações de
aprendizagem. Como não existem dois diagnósticos iguais,não há duas caixas
iguais. Para seleção do material para a caixa de trabalho existem vários
fatores essenciais para a escolha, mas o meio sócio-cultural desempenha um
importante papel na seleção da caixa da caixa de trabalho.Os objetos possuem
diferentes níveis de significação:individual, grupal e geral. A caixa de
trabalho é um prolongamento do psicopedagogo e entre este( e seu prolongamento)
e o paciente vai estabelecer um duplo vínculo em via quádrupla. Conceito este
desenvolvido por Pihon Rivieire que explica que entre duas pessoas se
estabelece uma relação de vínculo recíproco,implicando o vínculo de cada uma
delas para a outra o acionamento de aspectos positivos e negativos. Entre
sujeito e objeto (humanos ou físicos) se estabelece um duplo vínculo em via
quádrupla.A freqüência é o número de vezes que o paciente é atendido num tempo
dado.Duração é o tempo total de tratamento necessário para a reabilitação total
ou parcial do paciente.
Pihon Riviere denonimou o cone invertido como
uma forma de avaliar a conduta do paciente(individual ou grupal) e a do
psicopedagogo. Este instrumento consta seis vetores de
análise:pertença,cooperação e pertinência-comunicação,aprendizagem e telé.. A
pertença consiste na sensação de sentir-se parte . Cooperação consiste nas
ações com o outro. A pertinência na eficácia em que se realizam as ações. A
comunicação processo de intercambio de informação. Aprendizagem,apreensão
instrumental da realidade e a telé,distância afetiva.Enquanto os três primeiros
vetores são o resultado de uma transformação qualitativa,os outros não os ervem
como indicadores dos primeiros. O cone recebeu o nome cone invertido porque é o
meio pelo qual acedia a uma nova situação.
Renata.
A ludoterapia gestáltica: uma proposta
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