terça-feira, 27 de agosto de 2013

TIC FBB - Há 6 dias
* Como fazer vídeos com fotos [e música] ------------------------------ * Share on twitter Share on gmail Neste tutorial iremos explicar como fazer vídeos, usando as suas fotos, sendo possível aplicar vários efeitos, e ainda uma música de acompanhamento. Para isso, você possui à sua disposição dois programas gratuitos: o Windows Live Movie Maker e o Photo Story. Antes de começar... Antes de começar a criar o seu vídeo é importante "preparar" o material de trabalho, neste caso, as suas fotos e músicas. Para tal, recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais: - Co... mais »

ATIVIDADE PONTUADA

caroline falcaoemTIC FBB - Há 6 dias
Atividade nº 1 Esta atividade irá compor a nota final da disciplina. Valor 2,0 Com base na leitura crítica do texto: Sousa, J. M & Fino, C. N (s/d). As Tic abrindo caminho a um novo paradigma educacional. Departamento de Ciências de Educação da Universidade da Madeira. Funchal. Portugal. procure: a) esclarecer como as TIC abriram caminho para o novo paradigma educacional b) descrever e caracterizar o novo paradigma educacional c) estabelecer as relações existentes entre o novo paradigma educacional e as TIC

Segunda Aula

caroline falcaoemTIC FBB - Há 6 dias
Hoje, dia 20.08 iremos dar continuidade as publicações do blog: - informações, - imagens , - artigos e - comentários. Tenho certeza que a aula será bastante produtiva. Boa Noite, pessoal..... mais »

Aula de TIC

caroline falcaoemTIC FBB - Há 6 dias
*Boa Noite Pós Graduandos,* * **Eu sou a Mel e hoje iremos aprender a montar um blog.* *Esta matéria irá compor 3 notas* *1. Participação em sala e analise do texto 01 - valor 1,0* *2. Analise critica do texto 02 postado aqui no blog - valor 2,0* *3. Confecção do blog individual - valor 7,0* link: http://www.blogger.com

Atividade Pontuada



Atividade Pontuada
1)             Como as TICs abriram caminho para o novo paradigma educacional.

As TICs  fazem-nos entender a evolução dos tempos que traz para nossa vida mudanças que tem gerado transformação nos paradigmas. As TICs apontam um novo caminho onde a educação não gira mais em torno do professor, da escola e da indústria, mas, em torno de uma quebra de pensamento anterior ( separatista), e uma imersão velocista e contextualizada que encara a educação de um modo flexível e construcionista.

2)    Características do novo paradigma educacional.

Enquanto a educação se caracterizava no paradigma fabril, ela não tolerava a ideia de emancipação do  novo pensar. O novo paradigma educacional desperta no indivíduo a necessidade de responder em menos tempo à sociedade digitalizada, ele traz consigo o fenômeno de um ensino em massa e sem fronteiras. No artigo lido o autor nos diz que cada pessoa ao entrar em contato com as TICs  começam a respirar imediatamente uma nova atmosfera globalizada carregada de elementos e significados , podemos onde então dizer que esse novo paradigma educacional torna a educação mais atrativa e rápida, e que cada professor precisa ser capaz de gerar um novo olhar  crítico para  cada aluno de maneira que eles enxerguem uma nova vertentes que o façam seguir  à uma construção do conhecimento pessoal, social e imediato.Uma outra característica do novo paradigma educacional entendida é a negociação do conhecimento adquirido onde cada aluno pode formar e testar suas  construções internas e externas em diálogo com outro sujeito e com a sociedade em geral mediante a partilha e colaboração de ambas as partes que aprende dentro e fora da escola.

3)    Relações existentes entre o novo paradigma educacional e as TICs.
O novo paradigma educacional juntos com as TICs, desarma antigos argumentos e traz um para o mundo um novo modelo educacional onde a aprendizagem possa acontecer em qualquer lugar  ou em qualquer  tempo, basta que os alunos em seu estado de aprendentes estejam conectados. As TIC’s cria no mundo atual um novo relacionamento entre a escola, o aluno e a sociedade, deixando-os mais próximos, derrubando as barreiras que não era poucas que distanciava, aluno, pais e professores, pode-se dizer que as TIC’s abriram portas para uma educação inovadora e  potencializada.
Além de uma aprendizagem partilhada, o novo paradigma educacional se relaciona com as TIC’s por meio de negociação e colaboração, levando também assim a ponto importante nessa relação como a personalização do aprendizado de cada indivíduo, onde cada pessoa aprende no seu próprio tempo, logando o contexto de aprendizagem intimamente ligado a sincronização, concentração, e homogeneização  massificação dos alunos apontados pela TICS  que os levou a novo paradigma educacional.


Antônio do Carmo
2013

ANALISE CRÍTICA DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

ANALISE CRÍTICA DO USO DA TECNOLOGIA  NA EDUCAÇÃO

 Desde a sua criação nem sempre o homem tem olhado para si e para o mundo da mesma maneira, devem-se à evolução da ciência  da tecnologia dos utensílios conceptuais e as ferramentas que os habilitam a entender de uma maneira diferente a sua situação no universo e o nosso papel entre as espécies. O mais novo salto qualitativo  da humanidade , são as tecnologias de informação e comunicação, a aldeia global, a Internet que tem levado- os aos nossos dias assistir ao desenrolar  de fenômenos que nos encaminha a assistir, em tempo real, à mudança na nossa maneira de nos representarmos e de representarmos as  instituições mais importantes pela mudanças e pelo uso das TICS, incluindo a escola.
A revolução industrial provocou a concentração de grandes massas de operários nos subúrbios das cidades devido suas  condições de salubridade absolutamente miseráveis.
   Ao longo de sua história os sistemas de pensamento foram surgindo quase ao mesmo tempo, configurando propostas diversas com diferentes concepções do que é o mundo e o homem, como também do que é o objeto da educação e de como abordá-lo. Desse modo,surgiu com a polarização o desenvolvimento da hierarquia administrativa que decalcou o modelo da burocracia industrial básica  da educação
As escolas com o uso da TIC desemboca num sistema comparativo, cujo quadro de aplicação dos  modelo de ensino estar voltado para a perspectiva do futuro no mundo do aprender e ensinar eliminando  a perturbadora correspondência entre o grupo de alunos e a sua busca que irá ser “processada” na escola, e pela sua relevância, que na vida de cada um ela se reproduz. O breve contexto apresentado configura certas peculiaridades do saber e do pensar psicológico do homem que se desdobram em “um espaço de dispersão”, constituído pela utilização de diversas perspectivas epistemológicas, metodológicas e conceituais. Com o objetivo de contribuir para compreender a natureza dessa dispersão, com base em um breve percurso sobre a história da educação nas escolas e nos lares apoiado nas condições de desenvolvimento do ensino, concorreram para a produção das diversas teorias e sistemas que constituíram o projeto de desenvolvimento da TIC fazendo com que o homem buscasse junto da ciência  desenvolver de forma  independente, dialogar-se com texto o desenvolvimento de técnicas  para empreender  sua dispersão constituinte do saber, buscando abertura para a dimensão sócio-cultural dos fenômenos psíquicos, não renunciando  à sua condição de homem que idealizou de forma experimental a construção de sua historia híbrida, recorrendo  aos métodos experimentais das TCS  a fim de adaptá-los à nova técnica  à análise dos fenômenos culturais desenvolvido através do métodos comparativos da educação. Assim, consideramos que a TIC individual poderia ser complementada com o estudo do coletivo:
   O uso da tecnologia é de grande importância na educação e vem sendo usado por professores e alunos dentro das instituições de ensino básico, técnico ou superior. Existe  uma fundamentação legal para o uso desse recurso no campo educacional levando estes usuários a seguir as Leis e Diretrizes da base educacional Nacional para que estes usuários dentro dessas instituições de ensinos utilizem essa tecnologia como técnica de aprendizagem  educacional. Com o uso da TIC surgiu uma nova forma de ensino, uma nova evolução no processo de ensino aprendizagem, onde o educador  tem buscado  novas soluções para tornar essa pratica mais , fácil e interativa  procurando atender  com seus métodos a necessidades do aluno. 
“A solução só podia ser um sistema educacional que, na sua própria estrutura, simulasse esse mundo novo. Tal sistema não surgiu logo; ainda hoje conserva elementos retrógrados da sociedade pré-industrial. No entanto, a ideia geral de reunir multidões de estudantes (matéria-prima) destinados a ser processados por professores (operários) numa escola central (fábrica), foi uma demonstração de gênio industrial” (A. Toffler, s/d, p. 393).
     Esses meios de ensino é de uma forma geral, utilizado no campo educacional para formar se um casamento perfeito  no campo do conhecimento elevando nas escola o despertar pela arte de criar, isto é desenvolver suas idéias que se logra, entre a ideia inatas e a idéias do senso comum desenvolvida no campo tecnológico e cientifico . A tecnologia no campo do conhecimento abrange toda criação desenvolvida pelo o homem que busca de uma forma e outra um modo correto como elas ser utilizadas. A tecnologia com suas articulação no mundo educacional usada de forma adequada traz para esses seres  boa reflexão critica sobre o seu uso, descartando a possibilidades do mau uso que pode trazer para muito algumas preocupações no processo do desenvolvimento educativo,  levando para a sociedade,  preocupação, tais como o mau desempenho  em questões educativa tecnológicas. O processo de ensino com a Tic  é repensado onde os seres nela envolvidos agrega conhecimento para uso na educação, possibilitando grandes transformações. Com o uso de técnicas tecnológica na educação o ensino tradicional deixou de ser estática, parada, apática, o professor deixou de ser autocrata mantenedor do domínio detentor do poder onde a informação chegava ao aluno de forma limitada, mantendo -lhe passivo sendo agente receptivo,  pois o conhecimento era passado de forma disciplinar, fixa  onde o aprendizado chegava aos alunos de forma individual. 
     Desde a sua formação passando pela era do fogo o homem tem  ido a busca de técnica, tem sonhado com a tecnologia, tem sempre buscado se aperfeiçoar, fazendo valer a proposta de sua criação que a fez estar presente no mundo para crescer e multiplicar a terra. Nascido para crescer e multiplicar, estes seres estão indo em busca  de novos caminho e tem encontrado como fonte a era da tecnologia para o avanço e criação de suas ideia  não importando os desafios e nem tão pouco as ferramentas criadas, que para tanto sempre fará parte da evolução humana seguindo as diferentes vivencias no seu próprio tempo.

   A TIC marcou o século XXI pelo seu aceleramento com o uso de técnica e recurso tecnológico na educação para auxiliar professores e aluno no processo de ensino aprendizagem nas salas de aula. É muito importante que os docentes e alunos acompanhe a evolução do uso da Tecnologia na educação que vem formando um novo  perfil  de profissionais e alunos nos centros de ensinos educacional onde estudantes e professores,estão se adaptando a este meio para se preparar para o futuro, buscando um novo caminho para se aprofundar no meio social  seguindo uma nova temática educacional. 

´´A nova ordem industrial precisava de um novo tipo de homem, equipado com aptidões que nem a família nem a igreja eram capazes, só por si, de facultar. Precisava de crianças pré-adaptadas a um“trabalho repetitivo, portas adentro, a um mundo de fumo, barulho, máquinas, vida em ambientes super povoados e disciplina coletiva, a um mundo em que o tempo, em vez de regulado pelo ciclo sol-lua,[fosse] regido pelo apito da fábrica e pelo relógio” (A. Toffler, s/d). É nessa direção que, aqui, será retomado o projeto de constituição da TIC na educação que se deu no caminho do homem independente, buscando compreender com diferentes teorias e sistemas de desenvolvimento que constituíram o seu espaço. Apesar da extensa dispersão decorrente de perspectivas epistemológicas, metodológicas e conceituais totalmente diversas, levando o meio possível de focalizar na produção de teorias e sistemas que marcaram a primeira metade do século XX..A evolução desse meio dentro do processo de ensino tem trazido grande transformação, sendo uma verdadeira extensão de transformação do homem moderno em seu processo construtivo  A utilização da tecnologia digital dentro das escolas ou instituições de ensino só  pode ser feito mediante o segmento das Leis de Diretrizes e Base da Educação  Nacional que incentiva a introdução das tecnologias nos diferentes níveis do ensino respeitando o (art.36 da LDB n.9.394/96. Seguindo esta diretrizes a TIC tem transformado o mundo tornado-os como era digital promovendo o crescimento integral de todas as classes sócias  que tem adotado para tanto varias formas e alternativas contra a resistência humana em não se adaptar o esse sistema. 
    A resistência não é universal, do homem que pensa, sente e age juntos  das relações sociais para  formarem uma educação voltada para  a cidadania . A resistência parte das pessoas que se limita á pensar a não buscar o novo agem a partir de sua relação  com o meio culturais não pensa em modificar a si mesmo e ao mundo.
   O  mundo tecnológico tem feito parte da  vida educativa fonte de transformação  do homem moderno que busca  seu desafio dentro e fora da escola. O  mundo tem buscado  preparar  as crianças de hoje para enfrentar sem medo o mundo que os espera no seu presente e futuro, muitas crianças mesmo antes de entrar para a escola já vive  este avanço desde que se encontra no ventre de sua mãe sobrevive as luzes da TIC  para seguir mais uma forte influências do poder das mídias tecnológica no decorrer dos seus processo de crescimento e transformação.
   É  importante ressaltar que  ainda que as crianças ou o homem em si tenha conhecido o poder da TIC dentro do ventre de sua mãe  é preciso que em seu processo de transformação dentro da escola  ou no lar eles precisam viver  estes  sistema  selecionados  por seus pais e professores em casa e na escola  para que as informações por eles captada seja receptada de forma  proveniente a intenção de seu crescimento. Entretanto  faz - se necessário  relacionar , conhecer sua teoria e prática  para que possamos  nos mais diversos  meios de tecnologias  perceber suas transformações  e importâncias  para  alavancarmos na educação .  O uso da TIC tem proporcionado á educação  um novo caminho  ao homem que tem buscado se auto conhecer e viver como referencias  que não comprometa sua credibilidades diante  da Educação Nacional.
     O  homem atual tem buscado e utilizado de recursos  da TIC para  criar novos métodos de ensinos  nas escolas que vem passando por grandes mudanças pois tem esse recurso metodológico  como  fonte auxiliar do professor  que utiliza como meio de interação para atingir  a necessidade atual do aluno que busca dominar o poder tecnológico.
    Com o uso da TIC nas escolas o aprendizado humano sofreu um grande impacto, pois o seu processo de aprendizagem passou a ser  integrado  também no lar não ficando limitado apenas na escola. 


REFER; Jesus Maria Sousa & Carlos Nogueira FinoDepartamento de Ciências da Educação da Universidade da MadeiraFunchal, Portugal[Um paradigma é] “...a constellation of concepts, values, perceptions and practices shared by a community which forms a particular vision of reality that is the basis of the way a community organises itself."T. S. Kuhn in The Structure of Scientific Revolutions (1962) FARIA, Elaine. Tecnologia educacional e digital  no cenário contemporâneo.In. RAMOS, Maria Beatriz; Fria, Elaine. Aprender e Ensinar: Novos olhares  e Praticas . Porto Alegre: EDPURS [P.14-24] Inclementação; Profa. Caroline Santos Leão Falçã. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PSICOPEDAGOGIA.

ANTONIO DO CARMO GOMES
2013

terça-feira, 20 de agosto de 2013

AUTO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APREDIZAGEM

   

    A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é aplicada com uma caixa composta de brinquedos e materiais para representar o mundo interno da crianças ou de adultos ou adolescente com dificuldades de aprendizagem junto ao mundo. A caixa é apresentada para a realização do trabalho do profissional de Psicopedagogia,o material nela contido é para possibilitar a vivencia do aprender para a criança , do adolescente ou do adulto á disposição para a realização da EOCA. ENTREVISTA OPERATIVA.
   A caixa deve ser manejada apenas pelo seu dono e deve estar apenas para sua disposição bem protegida para não sofrer ameaças de ser invadida ou espiada por terceiro.BABOSA fala da necessidade  do ser aprender um novo, pois este ser tem medo da critica do conhecer o novo.
   A EOCA  só deve ser aplicada pelo profissional de PSICOPEDAGOGIA  a seu clientes e estudantes com dificuldades de aprendizagem, para seu auto conhecer, no dia 30 de julho fiz esta entrevista onde pude mim auto conhecer e quem fez esta entrevista foi uma profissional de PSICOPEDAGOGIA a minha orientadora  Psicopedagogica, professora ROSA.
   Com a aplicação da EOCA pude aprender o FEA, fazer, ensinar e aprender, foi uma experiência muito interessante diante da sua caixa de trabalho ali mim apresentado, fique muito surpreso pois não conhecia e não tinha intimidade com tudo que ali a pró Rosa havia mim apresentado, pois na minha infância quando criança, adolescente e adulto jamais tive contato ou obtive a curiosidade em buscar conhecer na vida, ter intimidade, relação com jogos e seus materiais ali presente diante do meu ser. Nessa entrevista realizei algo que muito de nós deve fazer quando crianças, deve incentivar os nossos filhos a fazer para seus desenvolvimentos cognitivo.
   Sem praticas e intimidade com tudo que foi apresentado ao meu ser, observei as habilidades da minha orientadora e professora ROSA, busquei desenvolver o despertar do aprender que encontrava morto no meu ser sem nunca ter nascido, essa profissional de psicopedagogia despertou em mim o que estava morto, procurou fazer nascer em mim interesses  por algos que conhecia apenas de ouvir falar, como jogos e brincadeiras dinâmicas jamais por mim realizada. Durante a realização desse trabalho despertei interesse por alguns  jogos que conhecia apenas de ouvi falar, por achar que não passava de um simples vícios de crianças ou brincadeira entre os praticantes, não sabia, não conhecia o tamanho de sua importância pela qual a Psicopedagoga Rosa mim fez despertar, para minha pratica enquanto PSICOPEDAGOGO fazer levar, saber conhecer as dificuldade de aprendizagem de meus clientes, crianças, jovens ou adultos com tais dificuldades no campo do aprender.  
   No inicio da entrevista com a pró ROSA meio que tímido por não conhecer o produto que a mesma havia mim apresentado, fique a mim perguntar. O que fazer? Nada sabia, nada conhecia o que a pró Rosa havia mim apresentado de novo ali na minha frente, com sua voz de comando fui aos poucos mim soltando seguindo suas orientações, pegando alguns objetos exposto  e desenvolvendo um jogo que eu não conhecia porém conhecido por muito no mundo dos jogos,o RESTA UM, aos poucos despertei-me a vontade de jogar e para isso teria que aprender pois como já mencionado não tinha qualquer intimidade com jogos e outros afim. 
   Seguindo o comando da minha orientadora fique muito encantado com sua forma de jogar e ali foi despertando algo que jamais havia  feito e seguir rumo á pratica do RESTA UM (1) . Apos a sua pratica seguir sua orientação para fazer algo novo e seguir a temática  do ensinar algo novo para mim pois não conhecia mais não muito novo para a mesma cheia de expectativa para que eu seguisse  essa temática com sabilidade e técnicas que um  jogo requer  para entender as regras. 
   exposto a esse trabalho fui até a caixa peguei um outro jogo e com um jogo de carta  tentei criar regras e explicar para que juntos dessemos inicio. Ao iniciarmos  fiquei meio que confuso devido a regra por mim exposto e por mim explicada, junto com a pró Rosa  expliquei as regras e demos sequencia no jogo realizando assim em mim a tão sonhada e esperada EOCA, aplicada pela PSICOPEDAGOGA ROSA , profissional de PSICOPEDAGOGIA detectando as minhas dificuldades de aprendizagem. Apos sua aplicação identifiquei muito com sua prática do jogo conhecido como Resta um que mim deixou  pensando em praticar mais devido o não conhecer, mais que despertou em mim algo que nunca havia vivenciado,mas levado pelo despertar através do FEA Fazer, Ensinar, Aprender, o foco do meu desempenho profissional enquanto PSICOPEDAGOGO.

Referencia: VISCA (in BARBOSA 2004)
 Aplicação da EOCA pela PSICOPEDAGOGA Rosa .
Ojeto de estudo ; Antônio do Carmo Gomes 
Salvador
2013

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


     O uso da tecnologia é de grande importância na educação e vem sendo usado por professores e alunos dentro das instituições de ensino básico, técnico ou superior . Existe  uma fundamentação legal para o uso desse recurso no campo educacional levando estes usuários  a seguir as Leis e Diretrizes da base educacional Nacional para que estes usuários dentro dessas instituição de ensinos utilizasse essa tecnologia como técnica de aprendizagem  educacional.
     Esses meios de uma forma geral, utilizado no campo educacional forma se um casamento perfeito  no campo do conhecimento elevando nas escola o despertar pela arte de criar, isto é desenvolver suas ideias que se logra, entre a ideia inatas e a ideia do senso comum desenvolvida no campo tecnológico e cientifico . A tecnologia no campo do conhecimento abrange toda criação desenvolvida pelo o homem que busca de uma forma e outra um modo correto como elas ser utilizadas. A  tecnologia com suas articulação  no mundo educacional  usada de forma adequada traz para esses seres  boa reflexão critica sobre o seu uso, descartado a possibilidades do mau uso que pode trazer para muito algumas preocupações no processo do desenvolvimento educativo,  levando para a sociedade,  preocupação tais como o mau desempenho  em questões tecnológicas.
     Desde a era do fogo o homem tem  ido a busca de técnica tem sonhado com a tecnologia, tem sempre buscado se aperfeiçoar, fazendo valer a proposta de sua criação que o fez estar presente no mundo para crescer e multiplicar a terra. Nascido para crescer e multiplicar estes seres estão  indo em busca da importa da tecnologia para o avanço e criação de suas ideia, não importando os desafios e nem tão pouco as ferramentas criadas, que para tanto sempre fará parte da evolução humana seguindo as diferentes vivencias no seu próprio tempo.
   O uso da Tecnologia na educação vem formando um novo  perfil educacional onde estudantes e professores,estão se adaptando a este meio para se preparar para o futuro, buscando um novo caminho para se aprofundar no meio social  seguindo uma nova temática educacional. A utilização da tecnologia digital dentro das escolas ou instituições de ensino só  pode ser feito mediante o segmento das Leis de Diretrizes e Base da Educação  Nacional que incentiva a introdução das tecnologias nos diferentes níveis do ensino respeitando o (art.36 da LDB n.9.394/96.


REFER;  FARIA, Elaine. Tecnologia educacional e digital  no enário contemporâneo.In. RAMOS, Maria Beatriz; Fria, Elaine. Aprender e Ensinar: Novos olhares  e Praticas . Porto Alegre: EDPURS [P.14-24] Inclementação; Profa. Caroline Santos Leão Falçã. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PSICOPEDAGOGIA.


ANTONIO DO CARMO GOMES
2013