terça-feira, 20 de agosto de 2013

AUTO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APREDIZAGEM

   

    A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é aplicada com uma caixa composta de brinquedos e materiais para representar o mundo interno da crianças ou de adultos ou adolescente com dificuldades de aprendizagem junto ao mundo. A caixa é apresentada para a realização do trabalho do profissional de Psicopedagogia,o material nela contido é para possibilitar a vivencia do aprender para a criança , do adolescente ou do adulto á disposição para a realização da EOCA. ENTREVISTA OPERATIVA.
   A caixa deve ser manejada apenas pelo seu dono e deve estar apenas para sua disposição bem protegida para não sofrer ameaças de ser invadida ou espiada por terceiro.BABOSA fala da necessidade  do ser aprender um novo, pois este ser tem medo da critica do conhecer o novo.
   A EOCA  só deve ser aplicada pelo profissional de PSICOPEDAGOGIA  a seu clientes e estudantes com dificuldades de aprendizagem, para seu auto conhecer, no dia 30 de julho fiz esta entrevista onde pude mim auto conhecer e quem fez esta entrevista foi uma profissional de PSICOPEDAGOGIA a minha orientadora  Psicopedagogica, professora ROSA.
   Com a aplicação da EOCA pude aprender o FEA, fazer, ensinar e aprender, foi uma experiência muito interessante diante da sua caixa de trabalho ali mim apresentado, fique muito surpreso pois não conhecia e não tinha intimidade com tudo que ali a pró Rosa havia mim apresentado, pois na minha infância quando criança, adolescente e adulto jamais tive contato ou obtive a curiosidade em buscar conhecer na vida, ter intimidade, relação com jogos e seus materiais ali presente diante do meu ser. Nessa entrevista realizei algo que muito de nós deve fazer quando crianças, deve incentivar os nossos filhos a fazer para seus desenvolvimentos cognitivo.
   Sem praticas e intimidade com tudo que foi apresentado ao meu ser, observei as habilidades da minha orientadora e professora ROSA, busquei desenvolver o despertar do aprender que encontrava morto no meu ser sem nunca ter nascido, essa profissional de psicopedagogia despertou em mim o que estava morto, procurou fazer nascer em mim interesses  por algos que conhecia apenas de ouvir falar, como jogos e brincadeiras dinâmicas jamais por mim realizada. Durante a realização desse trabalho despertei interesse por alguns  jogos que conhecia apenas de ouvi falar, por achar que não passava de um simples vícios de crianças ou brincadeira entre os praticantes, não sabia, não conhecia o tamanho de sua importância pela qual a Psicopedagoga Rosa mim fez despertar, para minha pratica enquanto PSICOPEDAGOGO fazer levar, saber conhecer as dificuldade de aprendizagem de meus clientes, crianças, jovens ou adultos com tais dificuldades no campo do aprender.  
   No inicio da entrevista com a pró ROSA meio que tímido por não conhecer o produto que a mesma havia mim apresentado, fique a mim perguntar. O que fazer? Nada sabia, nada conhecia o que a pró Rosa havia mim apresentado de novo ali na minha frente, com sua voz de comando fui aos poucos mim soltando seguindo suas orientações, pegando alguns objetos exposto  e desenvolvendo um jogo que eu não conhecia porém conhecido por muito no mundo dos jogos,o RESTA UM, aos poucos despertei-me a vontade de jogar e para isso teria que aprender pois como já mencionado não tinha qualquer intimidade com jogos e outros afim. 
   Seguindo o comando da minha orientadora fique muito encantado com sua forma de jogar e ali foi despertando algo que jamais havia  feito e seguir rumo á pratica do RESTA UM (1) . Apos a sua pratica seguir sua orientação para fazer algo novo e seguir a temática  do ensinar algo novo para mim pois não conhecia mais não muito novo para a mesma cheia de expectativa para que eu seguisse  essa temática com sabilidade e técnicas que um  jogo requer  para entender as regras. 
   exposto a esse trabalho fui até a caixa peguei um outro jogo e com um jogo de carta  tentei criar regras e explicar para que juntos dessemos inicio. Ao iniciarmos  fiquei meio que confuso devido a regra por mim exposto e por mim explicada, junto com a pró Rosa  expliquei as regras e demos sequencia no jogo realizando assim em mim a tão sonhada e esperada EOCA, aplicada pela PSICOPEDAGOGA ROSA , profissional de PSICOPEDAGOGIA detectando as minhas dificuldades de aprendizagem. Apos sua aplicação identifiquei muito com sua prática do jogo conhecido como Resta um que mim deixou  pensando em praticar mais devido o não conhecer, mais que despertou em mim algo que nunca havia vivenciado,mas levado pelo despertar através do FEA Fazer, Ensinar, Aprender, o foco do meu desempenho profissional enquanto PSICOPEDAGOGO.

Referencia: VISCA (in BARBOSA 2004)
 Aplicação da EOCA pela PSICOPEDAGOGA Rosa .
Ojeto de estudo ; Antônio do Carmo Gomes 
Salvador
2013

Nenhum comentário: