ANALISE CRÍTICA DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Desde a sua criação nem sempre o homem tem olhado para si e para o mundo da mesma maneira, devem-se à evolução da ciência da tecnologia dos utensílios conceptuais e as ferramentas que os habilitam a entender de uma maneira diferente a sua situação no universo e o nosso papel entre as espécies. O mais novo salto qualitativo da humanidade , são as tecnologias de informação e comunicação, a aldeia global, a Internet que tem levado- os aos nossos dias assistir ao desenrolar de fenômenos que nos encaminha a assistir, em tempo real, à mudança na nossa maneira de nos representarmos e de representarmos as instituições mais importantes pela mudanças e pelo uso das TICS, incluindo a escola.
A revolução industrial provocou a concentração de grandes massas de operários nos subúrbios das cidades devido suas condições de salubridade absolutamente miseráveis.
Ao longo de sua história os sistemas de pensamento foram surgindo quase ao mesmo tempo, configurando propostas diversas com diferentes concepções do que é o mundo e o homem, como também do que é o objeto da educação e de como abordá-lo. Desse modo,surgiu com a polarização o desenvolvimento da hierarquia administrativa que decalcou o modelo da burocracia industrial básica da educação
As escolas com o uso da TIC desemboca num sistema comparativo, cujo quadro de aplicação dos modelo de ensino estar voltado para a perspectiva do futuro no mundo do aprender e ensinar eliminando a perturbadora correspondência entre o grupo de alunos e a sua busca que irá ser “processada” na escola, e pela sua relevância, que na vida de cada um ela se reproduz. O breve contexto apresentado configura certas peculiaridades do saber e do pensar psicológico do homem que se desdobram em “um espaço de dispersão”, constituído pela utilização de diversas perspectivas epistemológicas, metodológicas e conceituais. Com o objetivo de contribuir para compreender a natureza dessa dispersão, com base em um breve percurso sobre a história da educação nas escolas e nos lares apoiado nas condições de desenvolvimento do ensino, concorreram para a produção das diversas teorias e sistemas que constituíram o projeto de desenvolvimento da TIC fazendo com que o homem buscasse junto da ciência desenvolver de forma independente, dialogar-se com texto o desenvolvimento de técnicas para empreender sua dispersão constituinte do saber, buscando abertura para a dimensão sócio-cultural dos fenômenos psíquicos, não renunciando à sua condição de homem que idealizou de forma experimental a construção de sua historia híbrida, recorrendo aos métodos experimentais das TCS a fim de adaptá-los à nova técnica à análise dos fenômenos culturais desenvolvido através do métodos comparativos da educação. Assim, consideramos que a TIC individual poderia ser complementada com o estudo do coletivo:
O uso da tecnologia é de grande importância na educação e vem sendo usado por professores e alunos dentro das instituições de ensino básico, técnico ou superior. Existe uma fundamentação legal para o uso desse recurso no campo educacional levando estes usuários a seguir as Leis e Diretrizes da base educacional Nacional para que estes usuários dentro dessas instituições de ensinos utilizem essa tecnologia como técnica de aprendizagem educacional. Com o uso da TIC surgiu uma nova forma de ensino, uma nova evolução no processo de ensino aprendizagem, onde o educador tem buscado novas soluções para tornar essa pratica mais , fácil e interativa procurando atender com seus métodos a necessidades do aluno.
“A solução só podia ser um sistema educacional que, na sua própria estrutura, simulasse esse mundo novo. Tal sistema não surgiu logo; ainda hoje conserva elementos retrógrados da sociedade pré-industrial. No entanto, a ideia geral de reunir multidões de estudantes (matéria-prima) destinados a ser processados por professores (operários) numa escola central (fábrica), foi uma demonstração de gênio industrial” (A. Toffler, s/d, p. 393).
Esses meios de ensino é de uma forma geral, utilizado no campo educacional para formar se um casamento perfeito no campo do conhecimento elevando nas escola o despertar pela arte de criar, isto é desenvolver suas idéias que se logra, entre a ideia inatas e a idéias do senso comum desenvolvida no campo tecnológico e cientifico . A tecnologia no campo do conhecimento abrange toda criação desenvolvida pelo o homem que busca de uma forma e outra um modo correto como elas ser utilizadas. A tecnologia com suas articulação no mundo educacional usada de forma adequada traz para esses seres boa reflexão critica sobre o seu uso, descartando a possibilidades do mau uso que pode trazer para muito algumas preocupações no processo do desenvolvimento educativo, levando para a sociedade, preocupação, tais como o mau desempenho em questões educativa tecnológicas. O processo de ensino com a Tic é repensado onde os seres nela envolvidos agrega conhecimento para uso na educação, possibilitando grandes transformações. Com o uso de técnicas tecnológica na educação o ensino tradicional deixou de ser estática, parada, apática, o professor deixou de ser autocrata mantenedor do domínio detentor do poder onde a informação chegava ao aluno de forma limitada, mantendo -lhe passivo sendo agente receptivo, pois o conhecimento era passado de forma disciplinar, fixa onde o aprendizado chegava aos alunos de forma individual.
Desde a sua formação passando pela era do fogo o homem tem ido a busca de técnica, tem sonhado com a tecnologia, tem sempre buscado se aperfeiçoar, fazendo valer a proposta de sua criação que a fez estar presente no mundo para crescer e multiplicar a terra. Nascido para crescer e multiplicar, estes seres estão indo em busca de novos caminho e tem encontrado como fonte a era da tecnologia para o avanço e criação de suas ideia não importando os desafios e nem tão pouco as ferramentas criadas, que para tanto sempre fará parte da evolução humana seguindo as diferentes vivencias no seu próprio tempo.
A TIC marcou o século XXI pelo seu aceleramento com o uso de técnica e recurso tecnológico na educação para auxiliar professores e aluno no processo de ensino aprendizagem nas salas de aula. É muito importante que os docentes e alunos acompanhe a evolução do uso da Tecnologia na educação que vem formando um novo perfil de profissionais e alunos nos centros de ensinos educacional onde estudantes e professores,estão se adaptando a este meio para se preparar para o futuro, buscando um novo caminho para se aprofundar no meio social seguindo uma nova temática educacional.
´´A nova ordem industrial precisava de um novo tipo de homem, equipado com aptidões que nem a família nem a igreja eram capazes, só por si, de facultar. Precisava de crianças pré-adaptadas a um“trabalho repetitivo, portas adentro, a um mundo de fumo, barulho, máquinas, vida em ambientes super povoados e disciplina coletiva, a um mundo em que o tempo, em vez de regulado pelo ciclo sol-lua,[fosse] regido pelo apito da fábrica e pelo relógio” (A. Toffler, s/d). É nessa direção que, aqui, será retomado o projeto de constituição da TIC na educação que se deu no caminho do homem independente, buscando compreender com diferentes teorias e sistemas de desenvolvimento que constituíram o seu espaço. Apesar da extensa dispersão decorrente de perspectivas epistemológicas, metodológicas e conceituais totalmente diversas, levando o meio possível de focalizar na produção de teorias e sistemas que marcaram a primeira metade do século XX..A evolução desse meio dentro do processo de ensino tem trazido grande transformação, sendo uma verdadeira extensão de transformação do homem moderno em seu processo construtivo A utilização da tecnologia digital dentro das escolas ou instituições de ensino só pode ser feito mediante o segmento das Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional que incentiva a introdução das tecnologias nos diferentes níveis do ensino respeitando o (art.36 da LDB n.9.394/96. Seguindo esta diretrizes a TIC tem transformado o mundo tornado-os como era digital promovendo o crescimento integral de todas as classes sócias que tem adotado para tanto varias formas e alternativas contra a resistência humana em não se adaptar o esse sistema.
A resistência não é universal, do homem que pensa, sente e age juntos das relações sociais para formarem uma educação voltada para a cidadania . A resistência parte das pessoas que se limita á pensar a não buscar o novo agem a partir de sua relação com o meio culturais não pensa em modificar a si mesmo e ao mundo.
O mundo tecnológico tem feito parte da vida educativa fonte de transformação do homem moderno que busca seu desafio dentro e fora da escola. O mundo tem buscado preparar as crianças de hoje para enfrentar sem medo o mundo que os espera no seu presente e futuro, muitas crianças mesmo antes de entrar para a escola já vive este avanço desde que se encontra no ventre de sua mãe sobrevive as luzes da TIC para seguir mais uma forte influências do poder das mídias tecnológica no decorrer dos seus processo de crescimento e transformação.
É importante ressaltar que ainda que as crianças ou o homem em si tenha conhecido o poder da TIC dentro do ventre de sua mãe é preciso que em seu processo de transformação dentro da escola ou no lar eles precisam viver estes sistema selecionados por seus pais e professores em casa e na escola para que as informações por eles captada seja receptada de forma proveniente a intenção de seu crescimento. Entretanto faz - se necessário relacionar , conhecer sua teoria e prática para que possamos nos mais diversos meios de tecnologias perceber suas transformações e importâncias para alavancarmos na educação . O uso da TIC tem proporcionado á educação um novo caminho ao homem que tem buscado se auto conhecer e viver como referencias que não comprometa sua credibilidades diante da Educação Nacional.
O homem atual tem buscado e utilizado de recursos da TIC para criar novos métodos de ensinos nas escolas que vem passando por grandes mudanças pois tem esse recurso metodológico como fonte auxiliar do professor que utiliza como meio de interação para atingir a necessidade atual do aluno que busca dominar o poder tecnológico.
Com o uso da TIC nas escolas o aprendizado humano sofreu um grande impacto, pois o seu processo de aprendizagem passou a ser integrado também no lar não ficando limitado apenas na escola.
REFER; Jesus Maria Sousa & Carlos Nogueira FinoDepartamento de Ciências da Educação da Universidade da MadeiraFunchal, Portugal[Um paradigma é] “...a constellation of concepts, values, perceptions and practices shared by a community which forms a particular vision of reality that is the basis of the way a community organises itself."T. S. Kuhn in The Structure of Scientific Revolutions (1962) FARIA, Elaine. Tecnologia educacional e digital no cenário contemporâneo.In. RAMOS, Maria Beatriz; Fria, Elaine. Aprender e Ensinar: Novos olhares e Praticas . Porto Alegre: EDPURS [P.14-24] Inclementação; Profa. Caroline Santos Leão Falçã. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PSICOPEDAGOGIA.
ANTONIO DO CARMO GOMES
2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário