terça-feira, 27 de agosto de 2013

Atividade Pontuada



Atividade Pontuada
1)             Como as TICs abriram caminho para o novo paradigma educacional.

As TICs  fazem-nos entender a evolução dos tempos que traz para nossa vida mudanças que tem gerado transformação nos paradigmas. As TICs apontam um novo caminho onde a educação não gira mais em torno do professor, da escola e da indústria, mas, em torno de uma quebra de pensamento anterior ( separatista), e uma imersão velocista e contextualizada que encara a educação de um modo flexível e construcionista.

2)    Características do novo paradigma educacional.

Enquanto a educação se caracterizava no paradigma fabril, ela não tolerava a ideia de emancipação do  novo pensar. O novo paradigma educacional desperta no indivíduo a necessidade de responder em menos tempo à sociedade digitalizada, ele traz consigo o fenômeno de um ensino em massa e sem fronteiras. No artigo lido o autor nos diz que cada pessoa ao entrar em contato com as TICs  começam a respirar imediatamente uma nova atmosfera globalizada carregada de elementos e significados , podemos onde então dizer que esse novo paradigma educacional torna a educação mais atrativa e rápida, e que cada professor precisa ser capaz de gerar um novo olhar  crítico para  cada aluno de maneira que eles enxerguem uma nova vertentes que o façam seguir  à uma construção do conhecimento pessoal, social e imediato.Uma outra característica do novo paradigma educacional entendida é a negociação do conhecimento adquirido onde cada aluno pode formar e testar suas  construções internas e externas em diálogo com outro sujeito e com a sociedade em geral mediante a partilha e colaboração de ambas as partes que aprende dentro e fora da escola.

3)    Relações existentes entre o novo paradigma educacional e as TICs.
O novo paradigma educacional juntos com as TICs, desarma antigos argumentos e traz um para o mundo um novo modelo educacional onde a aprendizagem possa acontecer em qualquer lugar  ou em qualquer  tempo, basta que os alunos em seu estado de aprendentes estejam conectados. As TIC’s cria no mundo atual um novo relacionamento entre a escola, o aluno e a sociedade, deixando-os mais próximos, derrubando as barreiras que não era poucas que distanciava, aluno, pais e professores, pode-se dizer que as TIC’s abriram portas para uma educação inovadora e  potencializada.
Além de uma aprendizagem partilhada, o novo paradigma educacional se relaciona com as TIC’s por meio de negociação e colaboração, levando também assim a ponto importante nessa relação como a personalização do aprendizado de cada indivíduo, onde cada pessoa aprende no seu próprio tempo, logando o contexto de aprendizagem intimamente ligado a sincronização, concentração, e homogeneização  massificação dos alunos apontados pela TICS  que os levou a novo paradigma educacional.


Antônio do Carmo
2013

Nenhum comentário: